sexta-feira, 29 de maio de 2020

10 dicas para estudar matemática - Enem 2020

forma correta de estudar matemática
Matemática é uma arte


Essa publicação estou fazendo em homenagem aos meus amigos que sempre perguntam como eu fiz para ser tão produtivo na disciplina de matemática. Muitas pessoas dizem "Há é só praticar! " mas sabemos que as coisas não são tão simples, posso dizer vi muitos colegas durante meu curso de matemática que praticavam intensamente e mesmo assim não obtiam bons resultados. Hoje como professor e aluno (de doutorado) me faço a mesma pergunta e mesmo não tendo a resposta posso dizer que tenho refletido muito e acredito que muitos pontos que tratarei aqui são fundamentais para um bom desempenho.
Pois bem,  para a metodologia ideal de um bom estudo de matemática é necessário duas etapas:

Escolha do material didático.

Escolher bem o material didático é fundamental principalmente porque devido a disponibilidade de recursos tecnológicos temos a falsa impressão de que "O youtube" ou o "watshapp" salvará minha, mas as coisas não são bem por aí. Existe muito material bom na internet mas é preciso selecionar bem o conteúdo até porque alguns materiais do YouTube visam visualizações e não o aprendizado em si. Então a primeira dica que eu dou com relação ao material didático é...

Tenha em mente que cada material didático tem sua função

Os livros de matemática podem parecer as vezes indecifráveis, mas eles seguem um padrão universal que otimiza seu uso. Uma delas é que as definições aparecem destacadas em negrito ou itálico, então quando você quiser saber o que é uma determinada "coisa" na disciplina não precisa ficar procurando no YouTube, você vai encontrar de forma muito mais rápida no livro.

 Resolva listas de exercícios

A prática de exercícios ainda é o melhor forma de aprender matemática, atrelando essa prática as demais podemos conseguir bons resultados. O grande problema das listas de exercícios é que não nos sentimos muitas vezes desafiados a fazer as questões, pense nas questões como pequenos desafios, como um quebra cabeça ou enigma, tire a pressão da obrigação mudando uma espécie de distração. Devemos ter em mente que a matemática é sobretudo uma arte que busca resolver problemas e não precisamos nos perguntar sempre para que serve ou não algum cálculo específico.

Crie seu próprio material didático

Reclamamos tanto que a matemática é mecânica assim como todo o sistema de ensino mas não nos damos a oportunidade de utilizar a criatividade numa atitude simples: criar materiais didáticos. Posso citar alguns exemplos que possam servir como gatilhos: blocos de papéis com perguntas e respostas, blocos de notas para lembretes, painel de avisos, etc.


Conteúdo

Para você aprender um conteúdo você deve responder duas perguntas.
O que é esse conteúdo?
Consigo um exemplo desse conteúdo? Qual?
Como eu já falei antes todo livro didático segue um modelo universal, nesse modelo essas duas perguntas vem respondidas quase que instantaneamente.

Após essa etapa você deverá se perguntar quais as consequências e para que serve certa propriedade para então estar apto começar a resolver os exercícios. Por último segue uma última dica...

Responder, modificar, criar

Se você responder um exercício ainda restará insegurança no que se fez, se você modificar um número que seja você poderá enxergar outra forma de observar a questão, o fato é que resolver exercícios é bom mas se você externar a situação particular para outras situações criando outros exercícios de mesma natureza você alcançará um resultado excepcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

12 Dicas de Como Escolher a Melhor Lingerie para meu Companheiro

  Escolher uma lingerie atraente para surpreender e agradar o seu companheiro pode ser uma maneira maravilhosa de apimentar a intimidade e m...