As transposições das águas do rio São Francisco é uma obra faraônica com um orçamento avaliado em torno de 8 bilhões, mas que algumas questões polêmicas giram em torno dessas obras. São elas:
- água acabando: um dos problemas principais do velho chico é que as vegetações em torno da nascente estão sendo desmatadas o que pode ocasionar a morte da nascente, o mesmo está acontecendo com alguns afluentes que desaguam no rio São Francisco.
- água entra contaminada: de que adianta transpor um rio poluído, visto que a água do são francisco também está sendo usada em hidroelétricas constatou-se uma mancha negra de cianobactérias em parte das águas do São Francisco.
- água sai mais contaminada: a proposta do projeto do rio São Francisco a princípio visa apenas transpor as águas sem qualquer sistema de purificação. Além disso a proposta visa em determinados pontos desaguar o São Francisco em rios temporários das regiões contempladas para que o mesmo crie "raízes" e siga seu fluxo, o problema é que muitos desses rios estão poluídos e outros até são usados como esgoto, um exemplo é o da cidade de Monteiro PB. Então fica a dúvida: como vai sair a água do rio após passar por vários rios poluídos? O comitê da bacia hidrográfica do rio São Francisco cobra ações dos estados do Pernambuco e da Paraíba para que os mesmos sejam obrigados a purificar suas águas para que tenham acesso às águas do rio.
- não existe acesso à água: de que adianta olhar para um copo de água e não poder beber? No exato momento às margens do rio São Francisco existem pessoas que moram metros de distância do rio São Francisco mas que não pode contemplar de sua água, visto que os donos dos sítios marginais ao rio tem total autoridade sobre suas águas. Então temos mais uma questão polêmica: de que vale ter um rio passando perto de você e você não poder contemplar de sua água? Será que o mesmo vai acontecer com a transposição?
Conclusão
De nada vai adiantar a transposição do rio são francisco se:
- não haver políticas para acesso público à água;
- não haver qualquer processo de despoluição das águas do rio são francisco e dos rios temporários que irão acolhê-lo;
- não haver um reflorestamento das nascentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário