- utilizar vários jogos num único sorteio;
- repetir a metodologia em mais de um jogo;
- observar acontecimentos frequentes nos jogos;
- desenvolver uma metodologia de jogo única.
Com relação ao terceiro quesito podemos citar um acontecimento bastante frequente nos sorteios que é o seguinte:
- o sorteio seguinte depende do sorteio anterior, isto é, é comum que se repita um número do sorteio atual no sorteio seguinte.
Com relação ao quarto quesito o ideal é utilizar de dados estatísticos e métodos numéricos para aprimorar uma metodologia ótima, sendo que devemos estar diretamente relacionado com o primeiro e segundo quesito, por exemplo:
- se criarmos 60 jogos em que cada jogo colocamos um número diferente matematicamente acertamos no mínimo uma dezena. Nesse caso dizemos que estamos escaneando o bilhete.
Tendo em vista que a matemática não estaria ao nosso favor uma ideia é lançar mão da estatística e de métodos numéricos. Na estatística podemos fazer uma análise das distribuições de sorteios verificando padrões. Considere para isso a seguinte sequência de sorteios:
Para essa sequência de sorteios temos a seguinte distribuição de números abaixo.
por exemplo note que 37 saiu 7 vezes nos últimos 30 sorteios, combinando essas estatísticas com o fato de fazer vários jogos e participar de mais sorteios, podemos chegar num método ótimo baseando se em dois conceitos simples:
- Maximizar os números que mais saem;
- Minimizar os números que menos saem.